Por que o 1º de abril é considerado o dia da mentira?

Olá pessoal!
Hoje é primeiro de abril, uma data que não vejo graça nenhuma! :\ Nunca consigo fazer pegadinha com ninguém, e sempre caio nas mentiras dos outros. Isso me entristece. Rs'
Mas afinal, por que 1º de abril???
Conta-se que tudo começou na França, no reinado de Carlos IX (1560-1574), onde desde o começo do século XVI, era comemorado o ano novo no dia 25 de março, devido a chegada da primavera. As comemorações tinham direito a festas com bailes e até troca de presentes, que duravam uma semana e iam até o dia 1º de abril.

Mas em 1562, o papa Gregório XIII (1502-1585) instituiu um novo calendário chamado de Gregoriano (que perdura até os dias atuais), onde o ano novo seria comemorado no dia 1º de janeiro. O problema é que o rei francês seguiu esse calendário apenas dois anos depois da mudança, e mesmo assim, alguns franceses resistiram à data e continuaram suas comemorações na data antiga. 

Por esse motivo, algumas pessoas começaram a gozar e ridicularizar esse apego dos conservadores, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam. Eles então, começaram a ser chamados de “Bobos de Abril” e com o tempo, a brincadeira se espalhou pelo país e cerca de 200 anos depois, chegou até a Inglaterra, até se espalhar pelo mundo. 

Devido à isso, o 1º de abril é considerado até hoje como o dia da mentira!
Legal não é? Uma curiosidade que muitos desconheciam! (Eu, por exemplo. rs')

Então é isso pessoal!!! Beijinhos e até a próxima!

0 recadinhos:

Postar um comentário