Decoração: Sala de estar pequena

Não temos como disfarçar que as casas e apartamentos estão cada vez mais compactos, o que nos força a adaptar a essa forma de construção. Nas cidades maiores, o que mais percebemos é a procura maior por apartamentos com apenas três cômodos, e às vezes apenas dois: o banheiro e uma sala que serve como quarto/sala/cozinha. 



Esse método tornou-se o favorito para as construtoras, pois é o modelo mais procurado, principalmente por estudantes ou pessoas solteiras. Mas é aí que surge a dúvida: Como decorar esse ambiente tão pequeno de forma prática e bonita, satisfazendo as minhas necessidades? E é aí que vem aquela frase que sempre temos que utilizar: Menos é mais. 

Apesar de pequeno, é possível manter personalidade à sala com detalhes, como apostando em poltrona estampada, mesa de centro e combinação de almofadas

Antes de iniciar as dicas, me responda uma coisa: qual é o seu estilo? O Contemporâneo, por exemplo, é tudo muito clean e de cores claras, o que eu realmente amo, pois torna o ambiente mais calmo e que nos permite abusar das cores, mas nos objetos. Além disso, ele é o mais ideal para as salas pequenas, pois cores claras ampliam a visibilidade, deixando-a com sensação de maior. 
Por isso, antes de começar a sua decoração, pense em quais cores padrão que você irá utilizar. Por exemplo, você gosta de uma mistura de tons claros com o escuro, então suas cores serão o cinza, branco, preto e rosa claro. Será a partir dessas cores que você irá pintar sua parede, escolher seus móveis e etc. 

Falando em móveis, vamos falar dos principais?

Sofá: 
O item comum de uma sala de estar é o sofá. Por isso tenha um cuidado ao escolher, pois não é tão simples como se parece. A primeira coisa é verificar o tamanho e se a cor condiz com a sua paleta de cores. Uma dica super legal para você aproveitar bem o seu espaço é o sofá angular, pois assim você não vai precisar encher de cadeiras ou poltronas quando as visitas chegarem, e claro, dá aquela liberdade para você deitar quando for assistir seus seriados! 


Mesa de centro: Tem pouco espaço e não cabe a bendita mesa de centro? Relaxa! Coloque uma banqueta do lado do seu sofá. Fica super lindo e moderno!



Estante da TV: Sua sala é pequena, e você não quer deixar ela menor ainda? Então para colocar a sua TV não é necessário ter uma estante ou um raque! Use os painéis, já que eles estão bem em alta. Além disso, o painel dá pra ver o chão da sala, e quanto mais conseguir ver o chão, dá mais sinal de amplitude. Se você mesmo assim preferir o móvel, utilize cores claras, pois como já citei acima, amplia o ambiente. 


Aproveite suas paredes: Coloque prateleiras e nichos, pois são ótimos para guardar os seus livros, jogos, DVDS e objetos decorativos. Outra dica é colocar quadrinhos, fica super charmoso como já ensinei neste POST. Outra coisa que vale a pena investir é em espelhos, pois eles ampliam o ambiente e o deixa bem sofisticado. 

Cortinas: Invista nas mais claras e que permita a entrada de luz, deixando o seu ambiente mais clean, e propositalmente maior. 



A principal dica de todas é: Utilize o seu toque pessoal! Por mais que damos dicas de como deixar seu ambiente charmoso e aproveitar espaços, você não pode deixar de colocar aquela decoração de algo que você gosta, pois imagine você que odeia rosa, chegar em sua casa e ter uma parede rosa (exemplo)? Então escolha a praticidade, mas abusando do seu gosto pessoal, pois só assim o seu lar será aconchegante para você, o que no fim é esse o real propósito, não é mesmo? 

Então é isso, espero que tenham gostado! Beijos e até a próxima! 

4 comentários:

  1. É uma mais linda que a outra. :)
    http://acabanadaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Marcela! Obrigada pela sua visita, e volte sempre!

      Excluir
  2. Nossa cada decoração linda, adorei o post..Gostaria de deixar aqui um convite. Ha dois meses criamos uma plataforma para bloggers no Brasil, ajuda nós blogueiros a divulgar nossos post..Vou deixar um link aqui por si interessa..Bjus
    www.feedhi.com
    https://petitluxo.com/2016/03/01/feedhi-no-brasil/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pelo convite! :*

      Excluir